3/07/2006

Universidade do Porto expõe no Jardim Botânico



Está patente até o próximo dia 30 de Março no Jardim Botânico do Porto (Rua do Campo Alegre, 1191), a segunda exposição do ciclo “Aventureiros, Naturalistas e Coleccionadores”, concebida pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e seu fundador Luís de Pina.
Depois da primeira exposição se ter debruçado sobre a colecção de Etnografia e Arqueologia sob a figura de Mendes Correia esta tem como objectivo dar a conhecer a evolução cognitiva e tecnológica da Medicina através de uma mostra de objectos vários como estetoscópios de madeira e marfim, máscaras de clorofórmio, sanguessugas artificiais, bisturis do século XVIII, uma cadeira obstetrícia do século XIX, entre outros.
Estes objectos estão organizados segundo duas grandes unidades temáticas: o diagnóstico médico e a especialização na medicina do século XIX e transformações cientificas paralelas à cirurgia.
Esta mostra vem na sequência de um ciclo de exposições que a universidade do Porto tem vindo a apresentar, com o intuito de homenagear personalidades que estão na origem e concepção. Neste caso específico, a personagem em evidência é o Dr. Luís de Pina (1901-1972), principal impulsionador do Museu de Medicina e também Docente de História da Medicina, fundador do Centro de Estudos Humanísticos do Porto (1947), primeiro director da restaurada Faculdade de Letras (1961), deputado à Assembleia Nacional (1938-42) e presidente da Câmara Municipal do Porto (1945-49).
Uma colecção museológica pensada em especial para os mais jovens, nomeadamente os pré-universitários de forma a ilustrar a história da Medicina através de uma série de instrumentos usados por cirurgiões e médicos nos últimos três séculos.
O Museu desempenhou desde sempre uma função de apoio à formação e desta vez não é excepção, proporcionando de uma forma geral o conhecimento das suas colecções, constituindo-se assim como um espaço atractivo de promulgação de saberes. Afirma-se por isso como um museu didáctico em união com a disciplina de História da Medicina, sendo a direcção do mesmo assegurada pelo regente da cadeira.
Segundo o Vice-Reitor da Universidade do Porto, José Ferreira Gomes, “O nosso projecto, explicitamente dirigido ao público jovem, encontrou na Prof.ª Doutora Amélia Ricon Ferraz, directora do museu, um apoio entusiástico e empenhado. Como comissária, concretizou o nosso pedido genérico – explicitar alguns dos momentos de evolução do conhecimento e da tecnologia médica – organizando e seleccionando objectos e ilustrações segundo duas grandes unidades temáticas, explicitadas com textos da sua autoria (…) Outros subgrupos temáticos elucidarão o visitante sobre este processo, mas também revelarão a perduração anacrónica de algumas práticas médicas, como a sangria e o clister (…).O Vice-Reitor agradece também “o apoio do Departamento de Botânica da Faculdade de Ciências e a cooperação da direcção da Faculdade de Ciências que tornou o projecto possível.”
A próxima exposição deste ciclo realizar-se-á em Abril e estará centrada no tema “Botânica” sob a personalidade de Gonçalo Sampaio.