2/20/2006

“A Mão que Pensa” no Museu Nogueira da Silva


O Museu Nogueira da Silva apresentou ao público entre os dias 24 de Novembro e 18 de Fevereiro uma exposição de Valério Adami, intitulada “A Mão que Pensa, Desenho e Narrativa”.
O actual presidente do Instituto do Desenho brindou esta exposição com uma verdadeira obra artística plena de cenas, figuras e símbolos, em lápis sobre papel 48´36, onde o efeito dos traços rasurados pela borracha confere às imagens a orientação a um mundo intemporal.
A experiência pessoal adquirida pelo autor nas suas viagens a locais tão distintos como Europa, Estados Unidos da América, América Latina e Índia reflete-se bastante nos desenhos ao abordar temas tão variados como “Progress and Poverty”, “Indian Wedding”, “Le mur des Lamentations”, “Hiroshima”, “Par Coeur” ,entre outros.
Valério Adami confere também um cunho muito pessoal a desenhos como “Autoportrait”, “L’angelo”, “Figuracontrafigura”,”Printemps”, “Dolce Amaro”, “Calvário” ao suscitar no espectador uma atmosfera inconsciente, não muito clara, inclusivé onírica.
Num segundo momento desta mostra, o autor apresenta-nos um conjunto de quatro aquarelas, que mais uma vez evidenciam traços culturais e estéticos e imagens em movimento, marcadas por cores mortas.
Valério Adami , “um pintor para quem a memória equivale, por assim, dizer à articulação entre o pensamento e a acção sensível que envolve cada espectador” consegue sem dúvida surpreender o público ao revelar um outro mundo de imagens fascinantes que se escondem nos traços e linhas executados.
Esta exposição foi mais uma das actividades organizadas pelo Museu, de forma a comemorar os 30 anos de legado à Universidade do Minho.