4/13/2006

Portugal é convidado de honra da Feira de Turim

Portugal é o convidado de honra da edição 2006 da Feira Internacional do Livro de Turim a decorrer entre 4 e 8 de Maio.
José Saramago será o convidado especial, juntamente com a restante comitiva oficial lusófona composta pelos autores Eduardo Lourenço, Gonçalo M. Tavares, João de Melo, Mia Couto, Miguel Sousa Tavares, Rui Vieira Nery, José Tolentino Mendonça, José Eduardo Agualusa e Paulina Chiziane.
A participação portuguesa é organizada em parceria pelo Instituto Camões (IC) e pelo Instituto Português do Livro e da Biblioteca e ocupará um pavilhão de 80m2 decorado por seis painéis que ilustram os livros vencedores do Prémio Nacional da Ilustração de 1999 a 2004.
Este espaço contará com uma zona de venda de livros, cds e dvs portugueses, outra de distribuição de material de divulgação e uma terceira de encontro com escritores, onde cada um terá uma sessão especial individual de 1h30 na qual um italiano tradutor, autor, jornalista ou professor, fará a apresentação do autor e da obra.
Um concerto do Fadista Camané e um ciclo de cinema português completam a presença portuguesa.
A Feira de Turim, que tem uma programação eminantemente literária conta com a participação das principais editoras italianas e contará também com o lançamento de obras dos autores lusófonos convidados. Estes lançamentos têm o apoio do Programa de Apoio à Tradução Especial Itália 2006 promovido pelo IPLB e pelo IC com o objectivo de incentivar as editoras italianas a publicar na feira autores de língua portuguesa.

Fonte:
http://dn.sapo.pt/2006/04/13/artes/portugal_e_pais_convidado_feira_turi.html